Práticas

Em seguida você encontrará instruções de alguns exercícios simples de Kundalini Yoga que você poderá praticar no conforto de sua casa.

Ong Namo

Esta prática contribui para estabelecer um estado meditativo. É sempre praticada inicialmente nas práticas de Kundalini Yoga, conforme ensinada por Yogi Bhajan.

Descrição:

Postura na prática de Ong Namo
  1. Sente-se com a coluna reta, quer no chão ou em uma cadeira e com os pés plantados no chão, se praticar na cadeira.

  2. Coloque as mãos juntas no peito ("pose de oração"): as palmas são pressionadas juntamente, com leve pressão entre elas. As laterais dos polegares se tocam e os polegares repousam sobre o esterno, apontando para cima (ao longo do esterno). Os dedos estão juntos, para cima e para fora, em um ângulo de 60° com o solo.

  3. Os olhos estão fechados e focados no "terceiro olho" (focar os olhos no ponto onde o nariz se junta à testa).

  4. O mantra é entoado em voz alta. Inale primeiro através do nariz e entoe "Ong Namo" com ênfase igual sobre o "Ong" e o "Namo." Então, siga imediatamente com meia inspiração através da boca e entoe "Guru Dev Namo," com aproximadamente ênfase igual em cada palavra. O praticante deve perceber a experiência das vibrações desses sons na parte superior do palato (“céu da boca”) e em todo o crânio, deixando a mente sentir as vibrações.

    Isto deve ser repetido no mínimo 03 vezes e pode ser repetido durante 10 a 20 vezes ou até mais tempo, para maiores efeitos.

Kirtan Kriya

Descrição da técnica:

  1. Sente-se com a coluna reta, quer no chão ou em uma cadeira. As costas das mãos estão descansando sobre os joelhos, com as palmas para cima.

  2. Os olhos são nove décimos fechados (um décimo aberto, mas olhando para o escuro da frente e não para a luz abaixo).

  3. A cada sílaba entoada, toque o polegar na ponta de cada dedo (pontas dos dedos juntas) rapidamente, com cerca de 01 kg de pressão e por aproximadamente 01 segundo cada sílaba.

  4. Entoe conscientemente, a partir do coração, em tom natural e relaxado:

    - "SA" e toque o polegar no indicador e, em seguida:
    - "TA" e toque o polegar no dedo médio e, em seguida:
    - "NA" e toque o polegar no dedo anular e, em seguida:
    - "MA" e toque o polegar no dedo mínimo.

    1 minuto em voz alta.
    1 minuto sussurando.
    1 minuto em silencio.
    1 minuto em silencio.
    1 minuto sussurando.
    1 minuto em voz alta.

    O tempo pode ser aumentado até 5 minutos para cada fase acima, totalizando 30 minutos de prática.

  5. Para finalizar, permanecer na postura sentada, inalar e segurar a respiração por 20 a 30 segundos, agitando e movendo cada parte do corpo vigorosamente e, em seguida, exalar. Repetir isso por 03 vezes.

Aulas particulares

Auxílio a pessoas em geral e que sofrem com distúrbios oncológicos e psiquiátricos utilizando técnicas específicas de Kundalini Yoga conforme ensinada pelo Mestre Yogi Bhajan e pelo biólogo David Shannahoff-Khalsa, da Universidade da Califórnia de San Diego.